top of page
  • Foto do escritorAFS

Quais são os desafios da Engenharia ligados às obras de saúde?


A Engenharia Hospitalar é cheia de desafios. Construir espaços clínicos e hospitalares é complexo, uma vez que muitas particularidades estão envolvidas, as quais precisam ser bem analisadas.


Os profissionais de engenharia e arquitetura têm de lidar com grandes diferenças entre projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) se comparados a projetos comerciais ou residenciais. Deste modo, reforça a importância de se ter uma equipe de profissionais qualificados e especializados no setor hospitalar coordenando os projetos.

Pensando nisso, separamos alguns dos principais desafios da engenharia hospitalar e propomos algumas pontos relevantes para lidar com estas situações sem abalar a qualidade do projeto, confira:


É imprescindível que conheça as regulações e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Garantindo que haja fiscalização através da Vigilância Sanitária local. Portanto, é de extrema importância que a equipe responsável pela coordenação do projeto, tenha total domínio sobre o assunto. O conhecimento das regulamentações e normas da ANVISA é fundamental.


A Engenharia Hospitalar também exige que se tenha o conhecimento sobre as normas técnicas e específicas, como a NBR 13534 de instalações elétricas em estabelecimentos de saúde – Requisitos para a segurança, dentre outras.


Os projetos de ampliação e reforma, devem ser avaliados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) ou por um profissional qualificado. Precisam ser tomadas medidas durante a obra como, materiais adequados que permitam a fácil higienização das mãos, climatização e filtragem do ar e estratégias que dificultem ou mesmo impossibilitem ocasionar possíveis fontes de infecção.


Além disso, outras questões como o planejamento da manutenção e estratégias que viabilizem a acessibilidade e humanização dos ambientes, são áreas que não podem deixar de serem assistidas. O bem-estar e a segurança dos envolvidos devem ser prioridades.


A AFS se preocupa com a integridade do projeto, buscamos soluções saudáveis e sustentáveis, em dia com as normas e com respeito à vida humana!

75 visualizações0 comentário
bottom of page